Um dos personagens do ano no futebol brasileiro é Yannick Bolasie, atualmente no Criciúma. O atacante está em vias de ficar livre no mercado ao final da temporada e desperta diversos interessados no Brasil. Um deles é o Grêmio, que procurou o jogador nas últimas semanas com a intenção de contratá-lo.
Um contato há cerca de 10 dias ocorreu com o estafe do atacante para o time gaúcho iniciar as conversas e mostrar a estrutura do clube. Aliás, depois da vitória gremista sobre o Tigre, em agosto, o técnico Renato Portaluppi elogiou a atuação do congolês em papo ainda no campo do Heriberto Hülse.
– Eu assisti aos vídeos, achei similar.Direita, esquerda… Eu ouvi uma entrevista que o Suárez não tinha visto ele – brincou Bolasie sobre Renato no programa Um Assado para…, de Duda Garbi.
Mas o Grêmio não é o único atrás de Bolasie. São diversas procuras de clubes da Série A pelo atacante, todas informais e ainda sem formalizar oferta. Conforme apurou o ge, o Cruzeiro teve uma conversa e prometeu uma proposta – o clube mineiro negou a sondagem em contato com o ge.
Ceará, Sport, Vitória e Novorizontino também fizeram contatos. O Goiás enviou uma proposta oficial, mas quer uma decisão rápida do jogador, o que não deve ocorrer.
– Obviamente vão ter muitas conversas, meu contrato termina em dezembro então são normais essas especulações. Isso sempre acontece. A mensagem que eu posso passar pra torcida é que quando eu vim para o Criciúma tínhamos um objetivo de ajudar a manter o clube na Série A e no momento estamos nesse caminho. Veremos o que vai acontecer depois, mas é muito provável que eu permaneça no Brasil no ano que vem – disse Bolasie recentemente.
Bolasie tem interesse em dar um salto no futebol brasileiro e seguir na Série A em 2025. O contrato com o Criciúma vai até o final deste ano, sem opção de renovação ou ampliação automática.
O jogador pretende se manter em uma equipe com torcida de massa e gostou especialmente da aproximação do Cruzeiro, mas vê com bons olhos todos os clubes. Bolasie é informado do interesse superficialmente e mantém distância até as negociações se tornarem mais formais, com proposta efetivada.
O Grêmio faz movimentos tímidos no mercado para o próximo ano, já que pretende definir antes a situação no Brasileirão. O Tricolor ainda não tem a certeza, por exemplo, da sequência do técnico Renato Portaluppi no próximo ano.