
Após a negociação com Caíque fracassar aos 45 do segundo tempo, o Grêmio segue no mercado em busca de um volante. O desafio é encontrar um nome que se encaixe no orçamento curto e nas características pedidas pelo técnico Mano Menezes.
O clube procura um jogador de força física e boa estatura, capaz de vencer disputas de bola no alto e auxiliar na recuperação da posse para proteger a defesa e também dar poder de fogo no ataque em lances de bola parada.
Em mais de uma oportunidade, Mano Menezes explicou em entrevistas coletivas como imagina um meio-campo ideal. E foi assim que descreveu a primeira função do setor:
— Penso que a composição (de meio-campo) precisa preencher as características de um a quatro. O “um” é um jogador de característica defensiva forte para sustentar as bolas de disputa.
Caso contratado, o volante será o nono da função trazido pela gestão do presidente Alberto Guerra. Desde 2023, a atual direção já contratou oito atletas para a posição, com diferentes características.
No primeiro ano, vieram Carballo e Pepê; em 2024, Dodi, Du Queiroz e Edenilson; e nesta temporada chegaram Camilo, Cuéllar e Alex Santana, o mais recente reforço.
Na casa, volante quer mais chances
A alternativa que tem Mano Menezes é Camilo, com 1,76cm. Contratação deste ano, o volante atuou em 18 dos 34 jogos do Grêmio na temporada e chegou a ter sequência com o treinador Gustavo Quinteros. Foi para o banco após a troca no comando.
Conforme apurou o ge, a expectativa do atleta é por mais oportunidades no segundo semestre, tanto que o Grêmio não chegou a oferecê-lo a outros clubes, mesmo com o baixo aproveitamento.
Camilo não sofreu com lesões no primeiro semestre. O reforço que veio do Akhmat Grozny tem contrato até 2027 e vê a chegada a Porto Alegre como um recomeço na carreira.
Vendido cedo pela Ponte Preta ao Lyon, onde não teve oportunidades, o volante acabou emprestado a Cuiabá e Molenbeek (Bélgica) antes de ir para a Rússia.
Os demais meio-campistas que seguem no Grêmio são Cuéllar, Edenilson, Villasanti, Ronald e Zortéa, os dois últimos formados na base. Carballo, que volta de empréstimo do New York Red Bulls, se apresenta no CT Luiz Carvalho no próximo sábado.