A renovação de Ricardo Mathias com o Inter, anunciada na quarta-feira, também serviu para mudar a cláusula contratual do centroavante de 18 anos. A multa para retirar o jovem do Beira-Rio saltou alguns milhões, seja em euros ou reais.
A antiga era de 40 milhões de euros, o que representa R$ 246,8 milhões pela cotação atual. A ampliação do vínculo elevou a multa para 65 milhões de euros, o que significa R$ 401 milhões.
A nova relação de Ricardo com os gaúchos agora vigora até 2028. A anterior expirava em julho de 2025, o que o permitiria assinar um pré-contrato já em janeiro para sair ao término sem custos.
As negociações se arrastaram por meses. Ricardo Mathias despertou o interesse do PSV, clube holandês que já contou com Romário e Ronaldo, e dois grupos de clubes estrangeiros que operam no Brasil, mas as conversas não avançaram.
Promovido neste ano ao grupo principal, Ricardo Mathias já participou de cinco partidas. Tem um gol marcado, que saiu no empate em 2 a 2 com o Corinthians na 29ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, evitou a derrota do time, ao deixar tudo igual aos 49 minutos do segundo tempo.